FAQ

 

Como funciona o serviço de organização de fotografias?

Oferecemos uma conversa por telefone gratuita (30 minutos) para sabermos mais sobre si e a sua família, onde estão as suas fotografias e, mais importante, o que deseja fazer com elas. Posteriormente, é enviado o contrato e os dados de pagamento. Depois, é marcada uma reunião para recolher mais informação sobre as suas fotografias e família e obtemos as suas fotografias para começar o trabalho.

Com base nisso, recomendamos um pacote de 8 horas inicial para avaliar totalmente as suas fotografias, eliminar duplicados e fotografias muito parecidas e organizar os últimos anos e assim, preparar um plano de ação.

Em seguida, vamos agendar encontros e começar o trabalho.

Clientes Locais ( Madeira )

Para clientes na Madeira podemos recolher as suas fotografias na sua casa para realizar as tarefas de organização no nosso escritório. Uma vez organizados, os seus arquivos originais e digitais serão devolvidos pessoalmente e transferidos para o seu equipamento.

Clientes Remotos

Para clientes mais distantes, ajudaremos a reunir e a organizar as suas fotos e vídeos remotamente. Com a ajuda da tecnologia, podemos orientá-lo para nos ajudar na recolha dos seus arquivos digitais.

Uma vez concluído, retornaremos os seus arquivos organizados da maneira que fizer mais sentido para os sistemas que usa.

Se tiver fotografias impressas pode nos enviá-las pelo correio e depois de organizadas e acondicionadas adequadamente serão lhe devolvidas por correio registado.

Como é que uma foto arquivista pessoal pode ajudá-lo?

Podemos ajudá-lo a descobrir exatamente o que tem e como começar.

Podemos ajudá-lo a superar a sobrecarga e a culpa que sente por não fazer nada com as suas fotografias da sua familia.

Podemos ajudá-lo a levar os seus projetos de organização e preservação de fotografias para o próximo nível.

Podemos ajudá-lo a digitalizar e fazer o backup de toda a sua coleção.

O que é preciso para começarem o trabalho?

Depois de agendar um telefonema no nosso site e falarmos ao telefone sobre o seu projeto, terá que assinar o contrato de prestação de serviços e fazer o pagamento acordado. Só assim daremos início ao trabalho. Poderá também agendar uma visita depois do telefonema para fazermos um diagnóstico das suas fotografias.

Onde organizam as fotografias?

Trabalhamos sempre no nosso escritório, sejam as fotografias físicas ou digitais. Podemos recolher as suas fotografias na sua casa ou pode nos enviar pelo correio.

Vocês guardam as minhas fotografias?

Não! Fazemos vários backups / cópias de segurança ao longo do trabalho mas no fim não guardamos as suas fotografias nos nossos discos. O objetivo é instalar os backups necessários para que possa guardar as suas fotografias em segurança.

Quanto custa organizar as minhas fotografias?

É uma pergunta muito difícil de responder porque cada projeto de organização de fotografias é diferente. A melhor coisa a fazer é ter uma conversa por telefone para que possamos entender melhor as suas necessidades e objetivos. Então podemos falar sobre o custo estimado. Mas geralmente começamos por um pacote inicial de 8 horas onde recolhemos as fotografias todas (Photo Hub), eliminamos duplicados e fotografias parecidas, organizamos os últimos anos e fazemos um diagnóstico para continuar o trabalho.

Que tipo de pagamentos aceitam?

Aceitamos dinheiro, cheque, Paypal e MBWay.

Quanto tempo demora?

Essa é uma pergunta complicada. Cada projeto é diferente e alguns apresentam problemas que não podemos prever no início. Faremos o possível para concluir o seu projeto no prazo definido, mantendo-o sempre atualizado sobre o processo regularmente.

Quais são as plataformas digitais que trabalham?

Trabalhamos tanto com Mac como PC (mas honestamente, o Mac é o nosso favorito).

Podem ajudar-me com o Apple Photos?

Sim, podemos! Siga-nos nas redes sociais e no nosso blog, onde damos dicas para o seu iPhone e Apple Photos.

Terei que comprar software para organizar as minhas fotografias ou outros produtos?

Não necessariamente. O nosso objetivo é ajudá-lo a organizar e preservar as suas fotografias de maneira económica. Faremos recomendações, mas é sempre a sua escolha comprar produtos ou não.

Fazem a digitalização no escritório ou enviam por correio?

Todas as digitalizações de imagens são feitas no nosso escritório. As converções de filmes são feitas por um parceiro que nos ajuda com isso. Levamos os seus filmes até ele, depois recolhemos o produto acabado e devolvemos.

A única excepção são os filmes Super 8, pois são enviados para a Inglaterra por correio registado. Aí são digitalizados fotograma a fotograma de modo a assegurar a melhor qualidade possível.

Os meus filmes encontram-se degradados podem ajudar-me?

É normal os filmes antigos terem sinais de degradação (fungos, fita ou caixa partida, etc.) mas temos meios para tentar recuperar os mesmos.

Como entregam os vídeos digitalizados?

Os seus filmes digitalizados podem ser gravados em DVD ou fornecido em ficheiro vídeo (MKV, MP4 ou outro a pedido). Se quiser em DVD, acresce €1 por cada DVD utilizado, com tempo de gravação de 2 horas. As exceções estão nas cassetes Video 2000 que custa €5 por cada lado da cassete (este formato tem lado A e B). Para as fitas de arrasto (real to reel) custa €5 por cada faixa gravada visto que estas bobinas podem ter até 4 faixas diferentes gravadas.

Antes de digitalizar os filmes posso saber o que contêm?

Sim! Caso desconheça o conteúdo das suas cassetes, podemos fornecer uma imagem que terá diversos fotogramas para ter uma ideia do que lá se encontra gravado. Este serviço é gratuito até 10 cassetes.

Tenho cassetes de áudio antigas também podem digitalizar?

Sim! Podemos converter fitas de áudio K7, fita de arrasto de bobinas, analógicas, DAT e Minidisc (digitais).

Como funciona o serviço da criação de Álbuns e Photo Books?

O processo de planeamento e criação de álbuns e fotolivros conta com quatro fases:

  • Agendamento e Chamada

A primeira fase tem por base a troca de informação. O cliente procede ao agendamento da chamada gratuita através do nosso website. Feito o agendamento, o cliente recebe um formulário com algumas perguntas essenciais ao bom funcionamento do nosso primeiro contacto. Deste modo, será mais fácil guiar a conversação de acordo com as suas preferências e até fornecer um orçamento aproximado. 

  • Reunião e Design Personalizado

Posteriormente, é marcada uma reunião, onde o cliente recebe um esclarecimento mais pormenorizado e um acompanhamento mais personalizado para as escolhas de temas, fotografias, design, entre outras. É também nesta fase em que o cliente conhece melhor a nossa equipa. Aqui procedemos à assinatura de contratos, e nós obtemos as suas fotografias para começar o trabalho.

  • Execução

A terceira fase é quando a nossa equipa estará pronta para começar a criar o seu álbum. Poderá contar com relatórios de revisão do processo, com o intuito de acompanhar ao máximo o desenvolvimento do projeto. Será também nesta altura que ocorreram as digitalizações, restauros e organização das suas fotografias, consoante as suas necessidades. Com as peças do puzzle montadas, resta apenas a sua aprovação para a produção. 

  • Finalização

A última fase é a criação! O seu álbum, com as suas fotos organizadas de forma prática e bonita, para que possa contar e partilhar a sua história.

O processo final demora em média 14 dias, após o seu consentimento de produção.

As entregas são gratuitas em território nacional. Envios para fora de Portugal, contaram com acréscimo de taxas,  que serão esclarecidas por nós consoante os casos.

E quanto à minha privacidade?

Nós levamos a sua privacidade muito a sério! O nosso contrato de prestação de serviços inclui uma cláusula de direitos de autor e confidencialidade:

2.1 O Cliente possui os Direitos de Autor

Parte deste trabalho, é criar um “Projeto Final” para o Cliente. Para evitar confusão, um Projeto Final é um produto acabado, que inclui rascunhos, notas, relatórios, imagens digitais, materiais originais, hardware, dados tecnológicos, design, códigos, e qualquer outra coisa que seja utilizada no trabalho – antes ou depois da data desde contrato. O Segundo Outorgante é responsável por dar este Projeto Final ao Primeiro assim que este pague na totalidade o trabalho realizado. 

2.2 Utilização do Trabalho

Uma vez o trabalho entregue ao 1º Outorgante, o Segundo não tem qualquer direito sobre este, excepto aqueles explícitos neste contrato. O Primeiro permite ao 2º Outorgante o uso de imagens como parte do seu Portfólio e Website, em galerias, e outros media, desde que seja para divulgação do trabalho e nunca para outro fim. O 2º Outorgante nunca poderá vender ou usar o Projeto Final ou para qualquer uso comercial. 

2.3 Informação Confidencial do Cliente

Durante o decorrer do trabalho, o Segundo Outorgante poderá ter acesso ou ser lhe dado, informação confidencial e privada do Primeiro. Informação como códigos de acesso a contas de Drives, Clouds, Hardware, Emails e Media Sociais, o 1º Outorgante concorda em ceder o uso destes pelo Segundo somente para realizar o trabalho pretendido. Além disso o 1º Outorgante não concede nenhum direito de uso, excepto se estiver escrito neste contrato. 

2.4 Dever de Confidencialidade

O Segundo Outorgante deve optar todas as medidas necessárias para impedir o uso indevido da informação por qualquer pessoa que a ela tenha tido acesso e deve assegurar os meios adequados à prevenção do extravio ou perda de informação, comunicando sempre ao Primeiro Outorgante a ocorrência de incidentes desta natureza, ainda que esta comunicação não exclua a sua responsabilidade. Quando este contrato terminar o Segundo Outorgante deve destruir toda a informação confidencial. 

Como devo guardar as minhas fotografias?

Para impressões fotográficas, áudios, e videos analógicos e outros objetos, o armazenamento a longo termo deve ser feito em contentores com materiais de arquivo. 

As coleções devem ser armazenadas na parte principal da casa ou do escritório ( e não em caves ou sótãos), com uma temperatura ambiente estável e com 50% de húmidade. 

O equipamento digital de armazenamento deve ser substituído a cada 4 a 5 anos. 

O armazenamento em Cloud / Nuvem deve ter em atenção a política de privacidade do utilizador. 

Como devo mandar as minhas fotografias?

O transporte de acervos fotográficos e equipamentos envolve uma série de riscos por isso o cuidado com a embalagem, a preparação para o embarque e a seleção do meio de transporte é essencial para a segurança do trabalho.

O objeto deve ser embalado antes de ir para a caixa com material adequado, como papel vegetal, algodão, papel neutro ou alcalino. 

Partes pontiagudas e salientes devem ser protegidas, isto é, acochadas, e os espaços vazios preenchidos. Os vidros das molduras devem ser cobertos com fita crepe.

A embalagem deve conter os símbolos convencionais de transporte “Frágil”, “Para Cima”, “Sensível ao Calor” e “Sensível à Húmidade”.

Envio por correio

O envio de coleções e equipamentos pelo correio deve estar bem embalado como descrito em cima. 

Todos os pacotes e envelopes enviados devem ser registados com aviso de recepção. 

Destinatário

Ana Marta Sales Caldeira

Estrada Curral dos Romeiros, 10 – 1A

9060-086- Funchal- Madeira – Portugal

Telefone: +351 927 531 009

Fotografias para Restauro Digital

Pode anexar anexar ao seu email fotografias em formato JPEG ou fazer o upload das imagens TIFF via Wetransfer. 

Escreva as instruções necessárias para cada fotografia para darmos outra vida às suas recordações. 

Envie as suas fotos para anamarta@fotoarquivista.pt

Vocês apagam as minhas fotografias?

Não tenha medo! Tiramos muitas fotografias todos os dias, algumas muito parecidas, desfocadas, sem interesse ou temos duplicados espalhados por todo o lado.

Não vamos eliminar Impressões duplicadas ou imagens com pouco interesse sem o seu consentimento. Estas serão excluídas do Trabalho Final numa caixa ou envelope à parte. 

As imagens digitais duplicadas e / ou muito parecidas serão excluídas também do Trabalho Final mas guardadas no “Backup 1 – Confusão” até 1 mês após a entrega do Projeto. 

O que eu ganho se vos indicar a um amigo?

Se nos indicar a um amigo e ele usar os nossos serviços, oferecemos um vale – presente no valor de 10% no primeiro pacote de organização de fotografias ao seu amigo e oferecemos-lhe um desconto no seu próximo álbum ou photo book. Desde já agradecemos a sua referência!

Como digitalizo as minhas fotografias?

Como regra geral, use a mais alta resolução de digitalização do seu scanner: 

Escolha pelo menos 300dpi, mas 600 / 1200 dpi quase sempre obterá um resultado melhor ( e será ainda maior se a fotografia for pequena). 

Selecione a imagem com um pouco de margem à volta.

Ao salvar a imagem produzida, use também a resolução mais alta disponível: procure frases como “maior qualidade”, “tamanho grande de arquivo”, “sem compactação”.

Se guardar em formato TIFF pode maximizar a preservação de detalhes. 

Se guardar em formato JPEG, tenha em atenção de guardar na mais alta qualidade sem compressão. 

E sempre digitalize a cores, mesmo que a fotografia seja a preto e branco. 

Por favor, sinta-se livre para enviar-nos um email se precisar de ajuda.

Podemos digitalizar as suas impressões em alta resolução e optimizá-las para obter o máximo de detalhes e clareza. 

Deve tentar organizar as fotografias antes de digitalizar.

Envio

Pode anexar anexar ao seu email fotografias em formato JPEG ou fazer o upload das imagens TIFF via Wetransfer. 

Escreva as instruções necessárias para cada fotografia para darmos outra vida às suas recordações. 

Envie as suas fotos para anamarta@fotoarquivista.pt

Como funciona o serviço de restauro digital?

A gama de técnicas fornecidas para restaurar fotos danificadas é realmente vasta. Todas elas dependem da qualidade da imagem fornecida e do objetivo que é necessário alcançar.

É claro que existem limites para o que pode ser feito, e é por isso que preciso de ver cuidadosamente cada fotografia que nos enviar e será lhe dada uma cotação gratuita dizendo o que poderá ser feito, a que custo e quando – podemos falar sobre as possibilidades pelo telefone, se desejar. Cada restauro e retoque de imagens é único e, portanto, não é possível fornecer um preço exato sem ver as suas fotos. Quando o trabalho estiver concluído, as imagens restauradas ser-lhe-ão enviadas (com marcas d’água) para a sua aprovação antes do pagamento e, quando o pagamento for feito, receberá as imagens sem as marcas d’água para poder imprimir e partilhar as vezes que quiser! 

Envie, por favor, as imagens digitalizadas para um orçamento gratuito para restaurar e melhorar as suas fotos. 

As suas impressões originais nunca serão alteradas ou danificadas e lhe serão devolvidas no final do trabalho sem qualquer custo adicional. 

Se já tiver fotos digitalizadas e prontas para serem restauradas, então pode enviá-las por e-mail como anexos para:

anamarta@fotoarquivista.pt

CONTATO

Estrada Curral dos Romeiros 10 – 1A
9060-086
Funchal – Madeira
Portugal

Segunda a Sexta

9h – 18h

Our time: 4:56am UTC
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