AS MEMÓRIAS DO REGRESSO ÀS AULAS

A grande maioria de nós começava as aulas mais perto do mês de Outubro do que no início do mês de Setembro. E isso significa que já não frequentamos a escola há já alguns anos. A memória falha-nos a tentar recordar o primeiro dia de aulas das nossas vidas, e embora alguns de nós mantenha ainda o contacto com alguns desses colegas, existem muitos outros que infelizmente caíram no esquecimento. 

A nossa memória sensorial é a que mais perdura. O cheiro das primeiras chuvas a cair numa manhã de outono enquanto íamos a caminho da escola. Aquela excitação de se arranjar de manhã, para o primeiro dia de aulas, onde íamos conhecer os novos colegas, e reencontrar os já nossos amigos. O nervoso miudinho porque nesse dia veríamos finalmente quem é a nova professora, e não nos podíamos esquecer do material todo para não a desapontar logo ao início. 

Mas a verdade, é que a memoria sensorial não é suficiente para gravar as imagens desses dias. E ter a hipótese de voltar ao passado, reviver esses momentos e mostrar às gerações futuras como eramos quando tínhamos as suas idades, a felicidade dos nossos sorrisos quando passamos pelo mesmo que eles estão agora a passar. Seria maravilhoso! 

E porque não começar já o melhor presente que poderá dar aos seus filhos, para eles poderem partilhar mais tarde com os seus netos?

Com as soluções de organização, manutenção e de cópias de segurança oferecidas pela Foto Arquivista, pode fotografar todos os momentos que são importantes para si. Assim como guardar e partilhar essa coleção fotográfica como lhe parecer mais adequado.

Parece-nos, também, uma excelente ideia! Por isso comece a fotografar a primeira ida para a escola do ano, com a porta de casa ou a porta da escola como plano de fundo. E não pode deixar de fora as fotografias da preparação, ainda em casa, de manhã. Aquela correria para não esquecer nada. Ou então, deixe-os escolher a roupa que vão levar nesse dia, a ver se anos mais tarde ainda fariam as mesmas escolhas! As fotografias de turma, os prémios das atividades, as boas notas. Os disfarces de carnaval, o fato da peça de teatro de natal, e as obras de arte que vão trazer para casa no dia da mãe/pai. E que tal pô-los a escrever cartazes com frases que definam as datas especiais, e fotografá-los com eles na mão? E no fim, a foto do último dia de aulas, para poder ver o quanto cresceram. 

A forma organizada com que ficam as suas fotografias após o trabalho de uma Foto Arquivista, ajuda a que possa sempre voltar ao passado. E pode ainda, escolher com facilidade, as fotografias mais bonitas e engraçadas para compor os seus álbuns fotográficos.  Não deixe esta fase tão bonita da vida passar sem recordações. 

Bom regresso às aulas, para os pais também!

O QUE FAZ REALMENTE UMA FOTO ARQUIVISTA?

Bem, comecemos pelo fim. Imagine o produto final. Imagine lá connosco…
Foto Livros

Todas as fotografias que tem espalhadas pela casa e/ou guardadas em caixas, os vídeos caseiros daqueles eventos especiais, os documentos de família, os desenhos dos seus filhos, e muito mais. Imagine, tudo isso convertido para formato digital, organizado com palavras-chave, de fácil acesso e procura. Imagine poder preservar essas memórias para sempre, e ainda poder partilhá-las com quem quiser, e mais tarde até passá-las para as gerações futuras! Parece impossível… Um sonho até. Mas não é! É tão fácil. 

Tudo o que precisa é de deixar esse trabalho para uma profissional. Mas qual? A resposta também é simples. Uma foto arquivista é uma profissional formada na área da fotografia. A sua experiência passa não só pela organização de fotografias em temas, datas, palavras-chave, entre outras formas; mas também na digitalização, restauro digital, e imensas dicas e soluções de prevenção e armazenamento. E esses conhecimentos são muito importantes em várias situações, tais como:

O público mais velho: Que tem um sentido de urgência acrescido para com o tempo. E que normalmente são pessoas que possuem mais fotografias analógicas e também maiores dificuldades com os avanços tecnológicos. A família é, para estas pessoas, o que mais de importante têm. E ter um profissional que o ajude a organizar as suas melhores recordações é ouro. Além de que, com esta preciosa ajuda, será mais fácil para eles, acompanharem as fotos digitais produzidas agora, como por exemplo, ter acesso ao armazenamento dos seus filhos e fazerem parte das vidas dos seus netos.

O apoio perante a perda: Este é um cenário nada agradável, que ninguém gosta de pensar, mas que faz parte da vida de todas as pessoas. Com o apoio de uma foto arquivista, pode decidir o que lhe é mais confortável fazer com as fotos que representam essa perda (como por exemplo, divórcios, morte ou problemas de memória), sem que tenha você mesmo que lidar com estas recordações.

Uma profissional sabe o que faz: Por vezes, a família é tão grande, que só de pensar em reunir toda a gente para recolher as fotografias, já é só por si uma canseira. Mas há sempre um corajoso que toma a iniciativa. Neste caso, basta apenas reunir todas as memórias a primeira vez, e se aconselhar com uma profissional, que para além de ter mais experiência, pode ajudá-lo com dicas para o futuro, transmitindo o seu conhecimento. Posteriormente, dá-se um acompanhamento para que essa trabalheira não se volte a repetir.

Backup das suas fotografias

Entre estas, existem muitas outras razões pelas quais é uma excelente ideia procurar os serviços de uma foto arquivista. Digamos que é como contratar um contabilista para a sua empresa. Após uma reunião inicial, onde as nossas profissionais conhecem a sua história, entendem a dinâmica da sua família, o trabalho é continuo e o acompanhamento é leal. Apostar neste serviço é um investimento. Ao fazê-lo com a nossa equipa, estará a livrar-se do sentimento de culpa que tem ao ver as suas memórias a se perderem, e ainda investe em acompanhamento personalizado para como as preservar. Além de que poupa o seu bem mais precioso, o seu tempo. 

Deixe essa tarefa difícil para quem percebe realmente do assunto, e que vai tratar dos seus tesouros com cuidados especiais, pois compreendem o quanto são preciosos para si. Com todo o respeito, carinho e a maior das privacidades. 

Consulte a página dos nossos serviços para saber o que podemos fazer pelas suas memórias.

IDEIAS FANTÁSTICAS PARA LIVROS DE FOTOGRAFIAS

Tal como já se pode ver, com a Foto Arquivista, as suas fotografias estão em ótimas mãos. Agora que já as recolheu, já selecionou as suas preferidas e já as organizou connosco, está na altura de optar como é que as vai partilhar!

Álbuns temáticos, é o mais usual, mas sem dúvida o que faz mais sentido. Todos nós nos organizamos por temas, e as nossas fotografias não são diferentes. São uma excelente opção para eventos especiais, tais como, aniversários, férias, casamentos, natal em família, entre outros. Mas existem outras formas, também muito elegantes, de destacar e organizar as suas fotografias.

Neste artigo, pode encontrar algumas sugestões de Livros de Fotografias. Uma das muitas formas que pode escolher exibir as suas memórias. Como tal, inspire-se com estas 10 fantásticas ideias.

#1- “Um dia da minha vida”, é um livro documentário onde pode registar os momentos quotidianos da sua família. O pequeno almoço favorito, a ida para a escola e trabalho, a rotina de chegada a casa, as atividades de depois do jantar, entre outros momentos que ache importante recordar mais tarde. Pois o que parece banal hoje, um dia será um motivo de saudades e nostalgia.

#2- “ABC… álbum”, ideal para pais com crianças pequenas. Após a seleção dos melhores momentos da infância dos seus filhos, porque não organizar o álbum de forma bonita e original, em que cada fotografia representa uma letra do abecedário. 

#3- “Algumas das minhas coisas preferidas”, é o álbum feito por si para si. Aqui, pode escolher sítios, pessoas, bens que gostaria de guardar para sempre consigo. E nada melhor que um álbum que possa visitar sempre que quiser.

#4- “Era uma vez…”, é a forma mais bonita de partilhar uma memória que guarda no seu coração. Neste álbum, pode contar essa memória em forma de história. Imagine-se lendo uma história de embalar aos seus filhos, onde você é a personagem principal. 

#5- “Vê o quanto crescemos!”, é o álbum que quer ter para os seus filhos! Aquela foto que tirou no primeiro dia de escola, em que você sofreu mais que eles… E aquela que tirou agora que ele já está tão grande? Perfeito seria juntá-las todas e ver diante dos seus olhos as belas transformações.

#6- “Álbum da Competição Saudável”. Sabe aquelas fotografias que tem dos seus filhos a fazer desporto? Em que ele começa a explorar o mundo e a conhecer amigos, em que ele olha sempre para si para ver se se sente orgulhoso por ele? E que tal, fazer um álbum para que possa mostrar mais tarde onde todo o sucesso desportivo realmente começou?

#7- “Há uma primeira vez para tudo”, o álbum dos primeiros passos, do primeiro corte de cabelo, da primeira vez que foi à praia, o primeiro ursinho de peluche, o primeiro amigo… tantas primeiras vezes! E o nosso livro diário, deixa-o escrever a contar aquelas lindas primeiras vezes.

NEWSPAPER

#8- “Uma viagem ao passado”, é o álbum essencial para aquelas fotos analógicas que tem espalhadas por toda a família. Fotos dos seus pais e avós, as suas fotos em criança com os seus irmãos e primos. Em vez de as separar todas em modo de herança, porque não as juntar todas no mesmo sítio e oferecer à sua família? 

#9- “25 razões por que te amo”. Gostaria de oferecer o presente prefeito no próximo natal ou dia dos namorados? Esse presente existe. E nada melhor que guardar para sempre as melhores memórias com o seu par e ainda lhe demonstrar o quanto o ama.

#10- “Os meus amigos de 4 patas”. Os nossos animais são os nossos melhores companheiros, e cada vez mais têm vindo a ser uma parte significativa da nossa família. Além de que são excelentes modelos fotográficos. Por isso não espere mais e dê uso a essas lindas fotografias que tem do seu amigo peludo.  

Descubra todos os nossos Foto Livros e Álbuns em https://fotoarquivista.pt/fotolivros/

QUAL É O PROBLEMA?

Num estudo feito recentemente, pela EverPresent, uma família em média produz 3600 fotografias por ano. E dessas fotografias, nem todas são aproveitáveis. Ou porque são repetidas, ou a qualidade das mesmas não ficou a desejada. 
Fotografias Impressas

E é aqui que se encontra essencialmente o problema. Esta vasta quantidade de fotografias fazem as famílias se sentirem sobrecarregadas só de pensar em organizá-las. Ao contrário do que pode esperar, estudos indicam que a importância de preservar as memórias em fotografia, não passou a ser banalizada com a imensa produção das mesmas. Mas organizar mais de três mil fotografias é uma tarefa que pode até criar ansiedade. 

25% das pessoas que responderam ao estudo, afirmam que se sentem frustrados ao tentarem efetuar esta tarefa de organização, enquanto outras 25% dizem nem querer tentar a atividade, mesmo que tivessem o tempo para o fazer. O que leva a que muitas famílias acabem por perder essas reproduções fotográficas com o tempo, pois mais de metade escolhe nem ter como opção de prenda um trabalho fotográfico visto que isso requer tempo a escolher as fotografias entre as milhares que tem. 

Além destas adversidades, temos ainda que acrescentar a este problema, o facto de muitas vezes haverem acontecimentos que aceleram o processo de degradação de fotografias analógicas, o infortúnio de se estragarem os aparelhos de armazenamento digital sem que tenha sido feito uma cópia dos conteúdos e ainda, quem não tenha conhecimento de opções de conservação, como por exemplo o back up na cloud. 
Fotografias Digitais

Se até agora, consegue se identificar com esta problemática, fique descansado, pois este artigo além de o aludir para o problema, tem como objetivo lhe dar uma solução. E a solução, é a Foto Arquivista.

A Foto Arquivista, tem como principais serviços, a gestão e a organização de fotografias, e a criação de álbuns e digitalizações. Com esta equipa de profissionais, pode deixar de sentir a angústia de ver milhares de fotografias a precisar de organização. Esse é o nosso trabalho. Connosco, pode contar com um serviço personalizado, conveniente e privado. Adaptamo-nos àquilo que procura, da forma que lhe parece mais adequada ao seu dia a dia fotográfico, e ainda pode preservar as suas melhores memórias da maneira que lhe parecer mais vantajosa.

Não deixe que as suas memórias se percam, e que as gerações vindouras não possam partilhar delas. Uma boa herança também passa por estas fotografias que guarda com tanto carinho e as histórias que elas contam. 

Conheça todos os nossos serviços.

Our time: 4:39pm UTC
%d bloggers like this: