A grande maioria de nós começava as aulas mais perto do mês de Outubro do que no início do mês de Setembro. E isso significa que já não frequentamos a escola há já alguns anos. A memória falha-nos a tentar recordar o primeiro dia de aulas das nossas vidas, e embora alguns de nós mantenha ainda o contacto com alguns desses colegas, existem muitos outros que infelizmente caíram no esquecimento.

A nossa memória sensorial é a que mais perdura. O cheiro das primeiras chuvas a cair numa manhã de outono enquanto íamos a caminho da escola. Aquela excitação de se arranjar de manhã, para o primeiro dia de aulas, onde íamos conhecer os novos colegas, e reencontrar os já nossos amigos. O nervoso miudinho porque nesse dia veríamos finalmente quem é a nova professora, e não nos podíamos esquecer do material todo para não a desapontar logo ao início.
Mas a verdade, é que a memória sensorial não é suficiente para gravar as imagens desses dias. E ter a hipótese de voltar ao passado, reviver esses momentos e mostrar às gerações futuras como eramos quando tínhamos as suas idades, a felicidade dos nossos sorrisos quando passamos pelo mesmo que eles estão agora a passar. Seria maravilhoso!

E porque não começar já o melhor presente que poderá dar aos seus filhos, para eles poderem partilhar mais tarde com os seus netos?
Com as soluções de organização, manutenção e de cópias de segurança oferecidas pela Foto Arquivista, pode fotografar todos os momentos que são importantes para si. Assim como guardar e partilhar essa coleção fotográfica como lhe parecer mais adequado.
Parece-nos, também, uma excelente ideia! Por isso comece a fotografar a primeira ida para a escola do ano, com a porta de casa ou a porta da escola como plano de fundo. E não pode deixar de fora as fotografias da preparação, ainda em casa, de manhã. Aquela correria para não esquecer nada. Ou então, deixe-os escolher a roupa que vão levar nesse dia, a ver se anos mais tarde ainda fariam as mesmas escolhas! As fotografias de turma, os prémios das atividades, as boas notas. Os disfarces de carnaval, o fato da peça de teatro de natal, e as obras de arte que vão trazer para casa no dia da mãe/pai. E que tal pô-los a escrever cartazes com frases que definam as datas especiais, e fotografá-los com eles na mão? E no fim, a foto do último dia de aulas, para poder ver o quanto cresceram.
A forma organizada com que ficam as suas fotografias após o trabalho de uma Foto Arquivista, ajuda a que possa sempre voltar ao passado. E pode ainda, escolher com facilidade, as fotografias mais bonitas e engraçadas para compor os seus álbuns fotográficos. Não deixe esta fase tão bonita da vida passar sem recordações.
Bom regresso às aulas, para os pais também!
