O QUE FAZ REALMENTE UMA FOTO ARQUIVISTA?

Bem, comecemos pelo fim. Imagine o produto final. Imagine lá connosco…
Foto Livros

Todas as fotografias que tem espalhadas pela casa e/ou guardadas em caixas, os vídeos caseiros daqueles eventos especiais, os documentos de família, os desenhos dos seus filhos, e muito mais. Imagine, tudo isso convertido para formato digital, organizado com palavras-chave, de fácil acesso e procura. Imagine poder preservar essas memórias para sempre, e ainda poder partilhá-las com quem quiser, e mais tarde até passá-las para as gerações futuras! Parece impossível… Um sonho até. Mas não é! É tão fácil. 

Tudo o que precisa é de deixar esse trabalho para uma profissional. Mas qual? A resposta também é simples. Uma foto arquivista é uma profissional formada na área da fotografia. A sua experiência passa não só pela organização de fotografias em temas, datas, palavras-chave, entre outras formas; mas também na digitalização, restauro digital, e imensas dicas e soluções de prevenção e armazenamento. E esses conhecimentos são muito importantes em várias situações, tais como:

O público mais velho: Que tem um sentido de urgência acrescido para com o tempo. E que normalmente são pessoas que possuem mais fotografias analógicas e também maiores dificuldades com os avanços tecnológicos. A família é, para estas pessoas, o que mais de importante têm. E ter um profissional que o ajude a organizar as suas melhores recordações é ouro. Além de que, com esta preciosa ajuda, será mais fácil para eles, acompanharem as fotos digitais produzidas agora, como por exemplo, ter acesso ao armazenamento dos seus filhos e fazerem parte das vidas dos seus netos.

O apoio perante a perda: Este é um cenário nada agradável, que ninguém gosta de pensar, mas que faz parte da vida de todas as pessoas. Com o apoio de uma foto arquivista, pode decidir o que lhe é mais confortável fazer com as fotos que representam essa perda (como por exemplo, divórcios, morte ou problemas de memória), sem que tenha você mesmo que lidar com estas recordações.

Uma profissional sabe o que faz: Por vezes, a família é tão grande, que só de pensar em reunir toda a gente para recolher as fotografias, já é só por si uma canseira. Mas há sempre um corajoso que toma a iniciativa. Neste caso, basta apenas reunir todas as memórias a primeira vez, e se aconselhar com uma profissional, que para além de ter mais experiência, pode ajudá-lo com dicas para o futuro, transmitindo o seu conhecimento. Posteriormente, dá-se um acompanhamento para que essa trabalheira não se volte a repetir.

Backup das suas fotografias

Entre estas, existem muitas outras razões pelas quais é uma excelente ideia procurar os serviços de uma foto arquivista. Digamos que é como contratar um contabilista para a sua empresa. Após uma reunião inicial, onde as nossas profissionais conhecem a sua história, entendem a dinâmica da sua família, o trabalho é continuo e o acompanhamento é leal. Apostar neste serviço é um investimento. Ao fazê-lo com a nossa equipa, estará a livrar-se do sentimento de culpa que tem ao ver as suas memórias a se perderem, e ainda investe em acompanhamento personalizado para como as preservar. Além de que poupa o seu bem mais precioso, o seu tempo. 

Deixe essa tarefa difícil para quem percebe realmente do assunto, e que vai tratar dos seus tesouros com cuidados especiais, pois compreendem o quanto são preciosos para si. Com todo o respeito, carinho e a maior das privacidades. 

Consulte a página dos nossos serviços para saber o que podemos fazer pelas suas memórias.

Published by FotoArquivista

Dê uma nova vida às suas fotografias antigas e crie álbuns para partilhar com as próximas gerações.

Our time: 10:06am UTC
%d bloggers like this: